segunda-feira, 25 de junho de 2012

Aprenda Decorar a Vitrine de sua Loja



A sua loja pode estar linda por dentro, mas com certeza é a vitrine que vai chamar bem mais a atenção do seu cliente e esta precisa sempre estar impecável para os passantes e por isso, este artigo vai te trazer dicas de como decorar a vitrine de sua loja para , seja qual for o tipo de empreendimento.

Não adianta ter peças ou produtos lindos em seu negócio de vendas se não estão expostos da forma adequada e é para isso que existe o espaço na entrada da loja ao qual damos o nome de vitrine, para que vejamos os itens e possamos nos sentir interessados em entrar para uma compra.

Se você tem uma loja ou é gerente de uma e seu chefe sempre te escuta, que tal dar a dica para você mesmo fazer a decoração da vitrine? Isso se você achar que deve e souber, não é mesmo? Se a vitrine de artigos femininos, por exemplo, não está nada chamativa e as pessoas passam e simplesmente não param para admirar ou não se sentem convidadas a entrar por um simples olhar rápido, é sinal que a fachada de sua loja precisa de mudanças.

Primeiramente, saiba que existem três tipos de vitrines em uma loja que são classificadas de acordo com a posição nas quais se encontram. A vitrine frontal é a que fica na frente da loja e podem ser chamadas também de vitrines de rua, mesmo que estejam em galerias e shoppings.

Já as chamadas vitrines de trânsito são as que ficam no interior da loja, as quais você vai entrando e sendo conduzido ao setor interno do estabelecimento, em área de grande movimento. Já as vitrines centrais são internas e são feitas todos os lados tenham uma visualização completa do produto, muito usadas em joalherias e lojas de perfumes.

Iluminação na decoração de vitrine

Antes de mais nada, é preciso levar em conta se a vitrine está bem iluminada, de forma que chame a atenção. Muitas vezes, as luzes não são tão boas ou não estão na posição correta e deixam sombras, por isso, analise a incidência da luz do dia no lugar, se prejudica ou não a visualização do seu produto, para depois ver se será necessário investir em luzes mais intensas e artificiais.

As luzes amareladas são as mais usadas em vitrines de lojas em shoppings ou para serem ligadas no período noturno. As luzes do tipo dicroica são as melhores e mais usadas por vitrinistas profissionais pela tonalidade de luz que emitem, um amarelo intenso que parece luz do sol mas não tão forte, ressaltando as cores de tecidos e objetos. O branco é uma tonalidade de luz forte e por isso, não é indicado para vitrine, a menos que seja em vitrines altas em que a iluminação não se concentre em apenas um objeto, entre manequins, por exemplo.

Quanto à posição das luzes, vai depender bastante de como os objetos estão dispostos na vitrine e de que tamanho eles são. Se forem manequins de roupas, uma iluminação de cima para baixo é a ideal. Já falando em sapatos ou produtos pequenos, usa-se uma iluminação em pontos laterais ou abaixo dos mostruários. Já em objetos para o lar, quando mais espaçados e em maior quantidade as lâmpadas estiverem melhor.

Entretanto, são apenas dicas de iluminação que estamos sugerindo, você pode colocar as luzes da forma que acreditar ser melhor ou que mais valorizem seu produto, porque valorizam a cor do item. Em um vestido para noiva, por exemplo, a luz branca é a mais indicada e de alta intensidade para ressaltar os detalhes da peça. Fica a critério do proprietário do estabelecimento mesmo ou do vitrinista.

Como escolher objetos para a vitrine

A vitrine deve ter aspectos que chamem atenção, não somente por preços, mas por toda a comunicação visual feita ali. É um item importante de marketing também e não é à toa que as lojas sempre mudam suas vitrines a cada mudança de coleção. Os itens que vão estar nela e produtos a serem escolhidos contam bastante.

Por exemplo, existem algumas que são cheias de manequins, fitas vermelhas indicando promoção e luzes completamente mal colocadas, causando no final de tudo uma tremenda poluição visual. Verifique o que pode estar em excesso ou em escassez para poder trabalhar melhor esses pontos. A dica para isso é bem pessoal mesmo: olhe e veja se não acha informação demais. Se você conseguir entender tudo de forma clara, pergunte ainda a um amigo ou seus vendedores e veja se o visual da vitrine agrada a maioria.

Os objetos de apoio para mostruário devem ter um espaço entre si. Não adianta criar prateleiras suspensas de bolsas e sapatos, se elas não estão ao alcance dos olhos. Note que em lojas de celulares, por exemplo, como são itens pequenos, as vitrines sempre vão até metade com produtos e o resto fica livre mesmo, mas você consegue enxergar de perto todos os modelos e consegue avaliar o que cada um tem em configurações e preços. Limpeza visual é somar à sua loja.

Como escolher o que vai ser exposto na vitrine

Selecione muito bem o que chamará atenção das pessoas que passam pelo seu estabelecimento. Nada de colocar a coleção completa que acabou de chegar na sua loja; opte por poucos itens mas que sejam eficientes para incitar a venda. Não coloque todos os produtos tão expostos assim: isso só causa uma confusão na imagem da vitrine. Ao contrário, coloque poucos objetos, mas que sejam motivadores.

Uma dica? Observe as vitrines das lojas C&A, se seu ramo for de roupas seja masculina, feminina ou infantil. As vitrines das lojas C&A mostram apenas algumas peças da coleção nova, sempre incitando ao cliente entrar para ver as demais e um letreiro simples com o nome da coleção. Limpeza visual, clareza e simplicidade, apenas incitando a curiosidade do cliente para que ele busque mais itens no interior do estabelecimento.

Escolha as melhores peças do seu estoque ou as mais vantajosas em preços e coloque expostas do lado de fora, mas com relação entre si. Para roupas, um casal se for uma loja de roupas para homens e mulheres e o mesmo para crianças, se vender itens para meninos e meninas. E jamais deixe um manequim sem itens ou um grande espaço vazio, mostrando descuido com a sua loja, não é bom para o marketing da empresa.

As cores a serem usadas devem ser as melhores possíveis, por exemplo, as que combinam com as estações do ano e com o produto ou serviço a ser vendido. No verão, as tonalidades mais interessantes são aquelas bem vivas e se não souber o que combinar por lá, pesquise em revistas de moda o que está em alta. Portanto, faça uma combinação de modo que o que está sendo comercializado esteja perfeitamente casado com o momento, com o contexto.

Já em eletrônicos, os itens promocionais são os que mais chamam a atenção. No caso de novos produtos na loja, mostre também, mas não abuse da quantidade e lembre-se de expor os produtos que estão em alta. Você pode fazer uma vitrine apenas de lançamentos de um lado e uma apenas de promoções de outra e deixe os itens por lá ao menos por uma semana. Não é legal trocar todos os dias, aparenta insegurança do empreendedor ou departamento de marketing.

Dicas de como organizar a sua vitrine

Pense em qual tipo de recado que você pretende passar aos seus clientes. Por exemplo, escolha um assunto a ser trabalhado na vitrine e com este tópico em mente analise o público-alvo que será atingido. Por exemplo, se sua loja vende roupas para meninas de 15 anos e estamos em pleno verão, por que não usar temas como praia ou piscina e envolver as vestimentas nesse contexto?

A criatividade deve ser muito usada no momento da decoração. Procure ideias com artistas antigos e modernistas, seja de qual for a época. Busque informações em anúncios de revistas, veja muitos filmes e sempre esteja antenado. Uma paleta de cores, uma historinha em quadrinhos, uma música, seja qual for a arte, ela é completamente capaz de despertar novas ideias. Portanto, abra a sua mente para a arte e a cultura, pois elas darão a grande oportunidade a você de ter uma imaginação mais poderosa a ponto de poder criar com muito mais facilidade a sua exposição de produtos ou serviços.

E para quem quer se tornar um vitrinista de sucesso, a dica é educar o olhar. Visite as melhores lojas, as de grife e procure observar como os produtos estão na vitrine. Aprenda com os grandes como Prada, Dior, Couch e lojas de eletrônicos mais conceituadas como Exclusive Line e de informática top de linha de sua cidade. Observar as mudanças e como eles colocam os produtos é uma maneira simples de aprender e conseguir boas dicas para organizar a vitrine de sua loja.

fonte: www.novonegocio.com.br

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